Sempre vejo na internet esses posts com listas do que fazer, o que conhecer, o que não comer rs. Listas e mais listas do que é certo e errado. A ideia em si é boa, porém demasiadamente limitante. Mas como sou teimosa vou dar alguns conselhos para as minhas versões, 20, 25, 30, 35… anos.
Vamos lá:
1. Tenha um plano de vida, algo só seu, que te motive a guardar dinheiro, estudar e crescer. Não baseie sua vida na dos outros, nos sonhos, conquistas e limitações alheias. Sua vida é só sua, sua responsabilidade. São seus erros e seus acertos que irão fazer a pessoa com quem vai conviver pelo resto da vida.
2. Fique de boca fechada. Como diz o ditado, boca fechada não entra mosca. Sua vida só diz respeito a você e olho gordo tem de monte por aí, fora os palpiteiros de plantão. Quem realmente importa saberá na hora certa. Poupe-se de críticas limitantes e não construtivas. Você já faz isso muito bem sozinha.
3. Não queira bancar a boazinha o tempo todo. Gente boazinha é chata demais e sempre quer algo em troca, amor e atenção normalmente. Você não vai agradar a todos sempre, conforme-se. Respeito, limite e atitude é muito mais valorizado e atraente.
4. Guarde dinheiro, simples assim. Uma hora você vai precisar dele para o plano B.
5. Estude, leia e se aprofunde em algo. Filosofia, política e cultura, aprenda a pensar, não aceite a primeira ideia enlatada que te oferecerem. Enfim, seja culta, vai te abrir portas e se algumas fecharem por isso, estas devem se manter lacradas para todo o sempre.
6. Invista na sua vida profissional e intelectual. O trabalho pode ser muito gratificante quando sua vida pessoal andar meio cambaleante, além de te render algum dinheiro para se divertir e desanuviar a mente.
7. Não ame o primeiro babaca que te der atenção. Ficar com alguém porque é confortável é a pior cagada a ser feita, tanto quanto acreditar em amores impossíveis ou que sapos viram príncipes. Carências vão e vêm e no final pode sobrar você e um coração partido. Homem é tudo bom, estar apaixonada é lindo, mas lembre-se: o amor próprio nunca vai te deixar na mão, invista nele.
8. Seja egoísta. Você aprendeu e acreditou por muito tempo que tinha que pensar nos outros antes de você. Errado. É preciso estar bem com você antes de querer dividir algo com alguém. Só assim você conseguirá dar ao outro algo efetivo, ajuda, amor, atenção, etc. Você vêm em primeiro lugar.
10. Não se critique, julgue ou se cobre tanto. Você fez o melhor que podia até aqui com base na sua existência e conhecimento. Tampouco passe a mão na cabeça e tenha autopiedade, isso também não te levará a lugar algum, ou melhor, te levará a uma depressão básica e eu, nem você combinamos com ela. O passado está onde deve ficar e tudo que passou te fez ser o que é hoje. Só não vale ficar repetindo as cagadas, uma vez já é o suficiente pra aprender.
11. Ame-se, cuide-se, valorize-se, por que ninguém mais vai fazer isso melhor que tu. Orgulhe-se de quem você é e do que viveu. No final será só você com você, e se não gostar do que a história conta, tu tá lascada, moça.
Mas vai um spoiler do futuro pra ti, lindeza. Não se preocupe, vai ficar tudo bem. Os perrengues passam e você crescerá e terá orgulho de quem se tornou.
Boa sorte!