Vamos de crise existencial? Pensa aqui comigo, você está envelhecendo ou amadurecendo?
Apesar da maioria das pessoas confundirem envelhecer, e ser uma pessoa funcional, com maturidade, não é bem assim a realidade.
Quando saímos do prumo, quem chega na frente? Aposto que às vezes é a criança/adolescente e você nem se dá conta. Quando estamos tranquilos é fácil ser adultinho, e na hora da raiva ou nervoso? Tem situações que eu tenho vontade de me jogar no chão e fazer birra, ou me esconder no armário.
Assim como falamos para as crianças que existe hora para tudo. Nós, adultos, também temos momentos para exalarmos a alegria da nossa criança, para pegarmos o impulso com o entusiasmo adolescente, e para ponderar com a sabedoria anciã. E, veja, isso não é falta de maturidade.
Apesar dos meus 40tinhas, sinto muita frustração em ver que demorei, e demoro, para aprender lições que me poupariam muitas dores e problemas. A jovem e onipotente fica irritadiça com a minha versão senhora e falha. Faltou a tal maturidade, e enxergo que em alguns momentos ainda me falta a bendita. O consolo que me resta é que somos seres em constante evolução.
Internamente somos uma sociedade (des) organizada. Equilibrar nossas muitas versões não é uma tarefa fácil. Requer atenção, energia e foco, coisas que não temos de sobra no mundo moderno. Amadurecer é algo que requer um olhar mais atento, e parte do processo é, também, enxergar todas as nossas facetas com empatia e amor.
Que estamos envelhecendo é fato! Conformem-se, ninguém fica para semente. Mas e amadurecendo? Sei não. Triplex no cérebro que chama?
Me conta sua opinião. Só faltou a cerveja e o boteco para fechar.
Um ótimo dia e beijos no 💛.