Fogacho é de lascar e tira o bom humor de qualquer uma. Vamos falar mais sobre esse elefante na sala que é a menopausa? Assim como a menstruação era um assunto tabu há alguns anos, ela não é um bicho de 7 cabeças e precisamos desmistificar esse trem.
Chega a menopausa, e nós? A primeira reação é: “Ai estou ficando velha!” Infelizmente, na era em que envelhecer virou palavrão, xingamento, sair da zona de conforto com o nosso corpo e auto-estima é bem complicado. Sim, estamos envelhecendo e está tudo bem, ninguém fica para semente. Menopausa é só mais uma das muitas etapas da vida, em que o nosso corpo fala que precisa mudar algumas coisas para se manter saudável. E nesta nova fase precisamos mesmo é de mais educação e informação para passar com mais tranquilidade e saúde.
Dito tudo isso, chega mais, você sabe o que é um fogacho?
Um fogacho ou “fogo dusinfernus” (como eu chamo) é uma súbita e infernal onda de calor que poder vir junto da (peri, a própria e pós) menopausa. Ou seja, você pode estar no início do climatério, inclusive menstruando e sentir os benditos calorões. Comigo foi devagarzinho, demorei para entender que eram os fogachos começando. Da mesma forma que o início, duração e sintomas da menopausa variam em cada mulher, os fogachos também. E pra piorar, eles podem ser acompanhados de suor excessivo e palpitações. Em algumas mulheres eles podem ser, muito, mas muito desconfortáveis e perturbadores.
Só notícia ruim, Dane? Tem solução? Dá para dar uma boa melhorada em muitos casos, a boa notícia é que existem opções de tratamento e mudanças de estile de vida que podem aliviar estes sintomas durante a transição da menopausa.
Como é para você quando esse calorão vem? Tem alguma estratégia? Me conta nos comentários. Por aqui, eu paro, e respiro profundamente. E já notei que quando estou estressada eles vêm com mais força, dá-lhe suco de maracujá.