Cantei a mesma música para os meus filhos na barriga, Three little birds do Bob Marley, resquícios da minha adolescência reggueira. Quando bebês continuei cantando, cresceram com ela, cada vez ouvindo-a menos, mas as vezes pedem e ficam tranquilos e atentos. Para eles, para nós, essa canção faz lembrar de sensações boas, sonhos, desejos e amparo. Do meu lado, me faz lembrar tudo o que desejei pra eles e a certeza que sempre estarei aqui. Para eles a sensação de que foram desejados, queridos e cuidados.
Tive uma terceira gestação e infelizmente não deu tempo de cantar esta canção para o que não nasceu, algo muito breve que apaguei da mente e que voltei a lembrar a pouco tempo. Toda perda é doída, e essa foi uma das minhas piores. Nem ouso imaginar como é perder um filho nascido, essa pequena amostra já deu uma pequena dimensão da devastação que deve ser.
Passei por poucas e boas nos últimos anos e as vezes me pego com um pouco de autopiedade e muita autocrítica, hábitos que não gosto em mim. Esses momentos me fazem pensar como seria minha vida se minhas escolhas tivessem sido outras. Solteira, sem filhos? O remorso espanca só de pensar. Tudo bem que esses dois louros lindos me deixam louca a maior parte do tempo rs, mas só de olhar pra eles a certeza cai feito uma bigorna de desenho animado, eu fiz as escolhas certas, eles são o verdadeiro motivo de não me deixar abater e de querer ser uma pessoa melhor. Eles são o meu cabelo de Sansão, minha força. E por mais difícil que seja a maternidade, com muita verdade esfregada na cara, cuspe caindo na testa, etc etc, existe aquele momento mágico que todo pai e mãe (não estou falando de parideira ou doador de esperma e sim quem cuida) olha para seu filho e pensa: Eu tenho muita sorte! Não tem preço, dor, medo, abdicação, que seja caro demais e que não valha cada segundo da alegria, amor que um filho trás para a vida.
E esse momento mastercard eu tive hoje. Eles, brincando juntos no chão do quarto, começam a cantar a canção, toda errada rs, uma fofura, repetindo o refrão insistentemente: Don’t worry about a thing, cause every little thing, Gonna be all right.
Eu sou SORTUDA pra CARALHO!
Meus “three little birds” cada um a sua maneira me fizeram e fazem sempre enxergar que a vida vale a pena e que tudo, de um jeito ou outro, vai ficar bem.
Meu desejo é que cada pessoa possa um dia experimentar essa sensação de alegria plena em sua vida. Aposto que o mundo seria um lugar melhor pra se viver.
Uma ótima semana e beijos no ❤.
<3