Pisquei, eles cresceram e viraram crianças lindas e cheias de personalidade. Logo piscarei de novo e serão adolescentes, serão os donos do mundo e eu a mãe que não sabe de nada, ou seja, a ordem natural.

Ver uma criança crescer é a prova diária, nosso aniversário é a prova oficial do passar dos anos. Nessa época que o tempo bate na sua cara, ah sim, o tempo é agressivo, ele te sacode e grita: eu estou passando e o que você está fazendo com isso? Confesso que nessa hora, como uma criança assustada, me escondi no canto do quarto e só murmurei… não sei… não sei.

Quem realmente sabe o que está fazendo nessa vida, meus parabéns. Sabe a fórmula? Me ensina? Eu, boa parte do tempo, tenho só uma vaga ideia. O tempo pesa toneladas quando nos damos conta dele. Tenho muito que fazer, muito o que conquistar, muita maternidade, muita responsabilidade e muitos sonhos. Vou ter tempo?

O tempo voa, corre entre as mãos, não para… são tantos clichês para indicar essa velocidade assustadora e opressiva. Vivemos sempre com pressa de ser, ter e conquistar, que acabamos deixando de lado a nossa essência, nós mesmos.

A pressa é culpa do tempo? Não, ele não pode ser responsabilizado. Somos nós que queremos controlá-lo: “Tempo, passe rápido.” quando a época é ruim, ou “passe devagar” quando estamos felizes. Quanta ousadia nossa, sabe o que ele faz? Justamente ao contrário. A pressa será que é isso? Querer controlar o tempo para vivermos só a parte que nos interessa?

Do tempo adoro seu efeito medicinal, ele acalma os corações, apazígua a saudade e dores. O tempo cura as feridas das mais dolorosas, que acreditamos que ficarão eternamente, ou pelo menos torná-as ao menos suportáveis. “Nada como um dia após o outro” e “isso também vai passar” são lições que ironicamente o próprio tempo ensina. Esse é um outro aspecto do tempo, ser professor, e suas lições são das mais diversas, é só estar atento e normalmente não estamos. Ele também é esclarecedor podemos até não entender o que está acontecendo, o tempo vai resolver isso, e uma hora os porquês aparecem e acabamos entendendo a cena toda. Ele é craque mesmo em ser caprichoso, às vezes demora demais, tudo ao seu tempo… Ele tem essa mania de ser independente e imperioso.

Querido Tempo, seja gentil, ainda preciso de muito tempo. Contudo, o Tempo é o senhor das Verdades, tendo nós, meros mortais, tempo ou não.

2 Comments

  1. Rose Moreira

    Texto maravilhoso!
    Uns dizem:
    O tempo é o nosso melhor amigo.
    Outros dizem:
    O tempo é o nosso melhor inimigo.
    Se ele, o tempo, pudesse responder, responderia sempre igual:” tudo mérito seu”
    “Tudo

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *